Pré e Pós Parto

Pré Parto

O corpo da mulher sofre uma série de mudanças durante a gravidez, quer a nível de fisiológico, quer a nível biomecânico.

Um treino adaptado, que acompanhe todas essas mudanças e proporcione as melhores adaptações a cada fase da gravidez será essencial, assim como uma melhor preparação para o parto e consequentemente uma melhor recuperação no chamado 4º semestre, o pós parto.

Exercícios de intensidade leve a moderada podem promover melhorias na resistência e na flexibilidade muscular, consequentemente, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e atenua as alterações posturais decorrentes desse período.

A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção da condição física, além de reduzir riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina.

Pós Parto

O exercício físico no pós parto permite restabelecer a funcionalidade do corpo, através do fortalecimento muscular, com mais incidência na zona abdominal e períneo, permite transformar um músculo disfuncional num músculo são, assim como corrigir posturas, que vão facilitar todas as tarefas de cuidar do bebé, e prevenir possíveis problemas estruturais e fisiológicos a longo prazo.